Embora normalmente use a frase “cheiro de carro novo”, na verdade, ele pode ser aplicado a qualquer veículo. Este odor característico também pode ser encontrado em muitos itens recém-adquiridos com cheiro semelhante. Este odor é causada por vários produtos químicos, especialmente os plásticos, adesivos e outros voláteis . A combinação de dar-lhes o cheiro típico de “carro novo”. Com o passar do tempo, esses gases são esgotados e aproximadamente em dois meses apenas à esquerda e o novo cheiro desaparece. Algumas pessoas gostam de este perfume enquanto outros podem sofrer problemas de saúde do contato com substâncias liberadas.
Um estudo realizado em 1995, em um Lincoln Continental , Ford Motor, a cerca de 100 compostos diferentes no ar dentro do carro. Destas substâncias, 50 estavam em volume significativo. A maioria destes produtos químicos gasosos foram não visíveis vapores de solventes e colas, plásticos e outros materiais . Alguns destes compostos são classificados como compostos orgânicos voláteis (VOC conhecido pela sigla de seu nome em inglêsCompostos Orgânicos Voláteis ) e algumas delas podem causar dor de cabeça, dor nos olhos e na garganta e sonolência . Em alguns países, existe uma legislação específica para limitar a exposição dos consumidores a compostos orgânicos voláteis, incluindo a concentração desses gases em veículos novos, quando eles são colocados à venda.
Os compostos que são utilizados para amaciar vários plásticos. Mas têm pouco odor e provavelmente não contribuem muito significativamente para o cheiro de carro novo. Outros compostos químicos voláteis encontrados são beceno e formaldeído , substâncias para as quais não é forte evidência como carcinogênico. Para reduzir a concentração e exposição a estas substâncias não é recomendado para expor o carro em altas temperaturas, por exemplo por estacionamento na sombra e usando guarda-chuvas. Em qualquer caso, ventilar o interior de um carro novo a cada vez que subimos bem.
Tecidos e fibras também têm a sua parte no novo cheiro. O mais importante são os estofos e preenchimento interior dos assentos e o tapete piso e teto . Embora couro pode aparecer para dar menos do que o odor de vinilo e outras fibras, produtos utilizados no processo de curtimento, bem como corantes e produtos de limpeza da pele contribuir significativamente para os gases libertados para dentro.
Vinil e outros plásticos, tintas, lubrificantes e selantes, adesivos e silicones como , desgaseificação durante meses. Alguns especialistas dizem que gastam pelo menos seis meses antes do lançamento destes gases diminuem consideravelmente. Se o proprietário do veículo utilizar certos produtos de limpeza, tais como os condicionadores de couro, pode prolongar o tempo que o carro mantem o aroma novo mas também o tempo que pode ser exposta aos gases no interior do veículo