O ar condicionado do veículo é normalmente um dos sistemas mais duráveis de um carro. Embora seja usado com frequência todos os dias, um sistema de ar condicionado moderno continua funcionando, fornecendo ar fresco quando você precisa. E o coração do sistema de ar condicionado, o compressor AC, é duradouro e saudável.
Mas quando o ar condicionado falha, pode ser uma experiência dolorosa. Convenhamos, nos acostumamos com o ar refrigerado mecanicamente sempre que queremos. A perspectiva de perder isso, começar a transpirar e ter que abrir as janelas é quase terrível demais para ser contemplada. Por isso, você deve estar sempre atento aos sinais de que o compressor do ar condicionado do seu carro está ruim.
A boa notícia sobre essa má notícia é que você quase sempre recebe pistas de que seu ar condicionado está prestes a falhar. Enquanto às vezes o ar condicionado simplesmente para de funcionar, na maioria das vezes a falha vem aos poucos e é acompanhada por sinais de que algo está indo mal. As dicas a seguir ajudarão você a reconhecer um problema.
Como funciona o ar condicionado automático?
Você pode olhar para o compressor de ar condicionado como o coração do sistema de ar condicionado do seu carro. Em essência, o compressor AC desempenha para o sistema a mesma função que seu coração faz em seu corpo – ele fornece a circulação de um fluido precioso, o refrigerante, através do sistema de ar condicionado.
O compressor também comprime o refrigerante de um estado gasoso para um estado fluido, enviando-o para o condensador que atua como um “trocador de calor” removendo o calor do refrigerante. A partir daí, o refrigerante segue para uma válvula de expansão ou “tubo de orifício”, onde retorna ao seu estado gasoso.
Um acumulador remove a umidade do refrigerante e depois é transferida para o evaporador na cabine do seu veículo, geralmente sob o painel. Lá, o refrigerante frio resfria o ar que passa pelo evaporador, que se assemelha a um pequeno radiador. O ar mais frio e seco é então enviado pelas aberturas para o interior do seu carro por meio de um ventilador. Ah, sem suor.
Um sinal de que o sistema de ar condicionado está com problema é a relativa frieza do ar que sai das aberturas do interior do seu carro. Se você está com o ar condicionado ligado, a temperatura baixa, o ventilador ligado e o ar que sai das aberturas não parece tão frio quanto antes, pode não ser sua imaginação. Pode ser um sinal precoce de que algo está errado com seu sistema de ar condicionado. Os dois problemas mais prováveis são um vazamento no sistema que está causando a perda de refrigerante ou um compressor AC defeituoso.
Ruídos sob o capô
Quando o seu veículo está fazendo barulhos estranhos, nunca é um bom sinal, e esse é certamente o caso quando se trata de ar condicionado. Como dissemos, o compressor AC tem a difícil tarefa de comprimir e circular o refrigerante do ar condicionado. Normalmente, ele liga e desliga várias vezes durante a condução diária e é preenchido com componentes que podem falhar ao longo do tempo.
Muitas vezes, o compressor AC incorpora um rolamento vedado, e esse rolamento pode se desgastar ou travar, especialmente se o lubrificante do rolamento vazar. Isso poderia produzir um guincho agudo ou o som de trituração de metal contra metal. Se o rolamento emperrar (congelar), normalmente resultará no guincho da correia de transmissão que repentinamente não consegue girar o compressor.
Em alguns casos, os compressores AC podem ser reparados. No entanto, na maioria das vezes é um procedimento melhor substituir o compressor defeituoso por um novo. Não é apenas a solução mais eficiente em termos de tempo para o problema, mas também resultará na maioria das vezes em um reparo melhor e mais durável.
Problemas de embreagem do compressor
O compressor AC tem uma embreagem que é conectada ao motor por uma correia e polia, e também pode causar problemas. Por ter uma embreagem, o compressor pode ligar e desligar em vez de estar em uso o tempo todo. Isso resulta em menos desgaste do compressor e melhor economia de combustível, pois o motor não precisa girar o compressor quando não é necessário fornecer ar frio.
Um problema que pode ocorrer, no entanto, é a falha da embreagem do compressor. Ele pode ficar na posição “ligado”, o que resultará no compressor girando o tempo todo que você estiver dirigindo. Ou pode deixar de funcionar, o que significa que o compressor nunca é acionado. Nem é bom. Embora em alguns casos a embreagem possa ser reparada, novamente a solução preferida é substituir o compressor e a embreagem como uma unidade.